sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Staročeské Trdlo


Staročeské Trdlo

Algumas comidinhas são tão divertidas que deveriam ser declaradas patrimônio da humanidade pela UNESCO e, a partir daí, serem incluídas obrigatoriamente em todos os cardápios do planeta. É o caso do staroceské trdlo, uma espécie de eclair gigante sem recheio, recoberta por uma camada doce de canela. É feita a partir de uma massa bastante sovada manualmente, enrolada em grandes toras de madeira que giram em torno do próprio eixo, sobre uma fonte de calor que varia conforme as condições do local (lenha, gás, etc). É um doce bastante tradicional na República Tcheca, vendido em barraquinhas espalhadas pela cidade, que divertem crianças e turistas, além de serem responsáveis pelo adocicado aroma de canela que perfuma os quatro cantos de Praga.

Apesar de deliciosa e simples, ainda não tive a oportunidade de provar em lugar nenhum no Brasil esta iguaria. É por isso que o post de hoje é sobre a receita desta fábula, que alimentou a alma de pessoas intensas e inesquecíveis como Franz Kafka:

1kg de farinha
150g de manteiga
150g de açúcar
5 gemas
20g de fermento
200g de nozes
150g de açúcar
1 ovo para pincelar
Leite morno para dar ponto
Açúcar
Uma pitada de sal
Canela

Como fazer:

Misture a farinha, a manteiga, o açúcar, o leite, as gemas e uma pitada de sal. Misture a massa até uniformizá-la e dar-lhe consistência de massa de pão. Divida a massa em cinco partes iguais, coloque em um recipiente, cubra-o e deixe-a crescer por uma hora. Em seguida, estique e enrole separadamente cada uma das cinco partes da massa, dando-lhes a forma de um cordão achatado (como talharim) com aproximadamente um dedo de espessura. Enrole o cordão em um cilindro de metal ou madeira de aproximadamente cinco centímetros de diâmetro (normalmente, este é o momento da execução em que a criatividade precisa se sobressair em relação às limitações práticas...:), recobrindo-o de maneira uniforme, sem deixar espaço entre as voltas da massa. Pincele gema de ovo sobre a massa já enrolada e, em seguida, passe-a na mistura de nozes trituradas e açúcar.

Coloque os cilindros recobertos de massa no forno até dourarem. Retire do forno, corte os cilindros no tamanho desejado (normalmente são dez centímetros de comprimento) e passe-os na canela com açúcar.

O melhor da receita é comer quentinho, mas podem ser guardados para um lanche mais tarde...E, como há um espaço vazio no meio da massa, podem-se ainda acrescentar os mais variados tipos de recheio, fugindo um pouco da versão original, mas adaptando a base ao momento de quem a curte.

Beijocas

18 comentários:

  1. Quem nunca provou, não sabe como é deliciosa essa massa simples. Mas bom mesmo é comê-la sob a atmosfera apaixonante da cidade mais bonita do leste europeu: Praga!!
    Parabéns, Bruna, por ir atrás da receita simples, popular, de algo com sabor inesquecível, como o da pipoca doce das pracinhas de nossa infância. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É uma lembrança afetiva para mim também.

      Excluir
    2. Inesquecível! Uma cidade com cheiro de pão com canela no Natal! :)

      Excluir
  2. Minha melhor lembranca e minha maior saudade da longa viagem para a Europa. Os mineiros q me desculpem mas eh melhor q pao de queijo!!! Soh falta a Matilde pra acompanhar..rsrs.. bjao, Bella.

    ResponderExcluir
  3. Impossivel esquecer o sabor do TRDLO TCHECO! É tudo de bom. A viagem a Praga nunca será esquecida pelos sabores que experimentei por lá.O trdlo,a salsicha... Bom nem pensar!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a receita. Fiz e estão idênticos aos de Praga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael jura q ficou igual aos q se come em Praga??? Vou me arriscar então e fazer esta receita.

      Excluir
    2. Que ótimo! Comigo também deu super certo ;)

      Excluir
  5. As doçuras de Praga Jamais esquecerei recobertos com
    Mak

    ResponderExcluir
  6. Tenho 2 dúvidas, posso guardar o resto da massa na geladeira e fazer no dia posterior? E qual é a quantia de leite?

    ResponderExcluir
  7. Que bom conseguir esta receita. Um sabor inesquecível!
    As nozes daí imprescindíveis? Não me lembro do sabor delas as vezes que comi o trdlo. Muito obrigado e abraço.

    ResponderExcluir
  8. Que bom conseguir esta receita. Um sabor inesquecível!
    As nozes daí imprescindíveis? Não me lembro do sabor delas as vezes que comi o trdlo. Muito obrigado e abraço.

    ResponderExcluir
  9. Venha a Gramado e poderá experimentar-la na Royal Trudel restaurante. Realmente vale a pena É uma delicia inigualável

    ResponderExcluir
  10. estive na Royal Trud
    el é delicioso.

    ResponderExcluir